terça-feira, 1 de março de 2016

Rio de Janeiro 451 anos

No nosso blog, somos duas cariocas porém eu estou morando em Dourados (MS), mas amo o meu Rio de janeiro. Hoje o nosso RJ completa 451 anos e eu quero faz essa matéria especialmente para mostrar a beleza da meu cidade maravilhosa.
Vamos lá!

Heliporto (subida pelo Corcovado - Santa Teresa)

Essa foto foi tirada por mim, na subida pelo Corcovado; é uma visão ótima do heliporto.

Trilha morro dois Irmãos

A Baía de Guanabara em 1885. 

Por volta do ano 1000, a maior parte do atual litoral brasileiro, incluindo o território da atual cidade do Rio de Janeiro, foi invadida por povos tupis procedentes da Amazônia. Eles expulsaram os habitantes anteriores do litoral, chamados de tapuias pelos tupis, para o interior do continente.
No início do século XVI, o território da cidade do Rio de Janeiro era ocupado na sua maior parte pela tribo tupi dos tupinambás, também chamados tamoios. Uma das inúmeras aldeias tupinambás no território da atual cidade do Rio de Janeiro era a aldeia Carioca, cujo nome viria a se tornar, posteriormente, o gentílico da cidade. Somente a atual ilha do Governador (então conhecida como ilha de Paranapuã) era ocupada por uma tribo tupi rival: os temiminós.
A Baía de Guanabara, que banha a cidade do Rio de Janeiro, foi descoberta pelos portugueses em 1 de janeiro de 1502, por ocasião da expedição de 1501 à costa do Brasil, capitaneada, segundo alguns autores, por Gaspar de Lemos. A baía foi, na ocasião, cartografada pelos navegadores portugueses com a toponímia "Rio de Janeiro". Embora se afirme ter sido essa toponímia incorretamente escolhida, supondo-se aqueles navegadores terem acreditado tratar-de da foz de um grande rio, na realidade, à época, não havia qualquer distinção de nomenclatura entre rios, sacos e baías, motivo pelo qual o corpo d'água foi corretamente designado como rio.
Por volta de 1554, os índios chamavam o porto do Rio de Janeiro de "Niterói", nome que viria a designar, a partir de 1834, o atual município de Niterói.
 Santa Teresa
Outra foto tirada por mim da vista de minha antiga casa.
Rua do lavradio 
Famosa feira na rua do Lavradio, centro do Rio de Janeiro
 Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário